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07/12/2012

Água sempre deve acompanhar a atividade física

 

Roupas leves e protetor solar também são importantes na hora do exercício

 Com o final do inverno, e a chegada da primavera e depois verão, alguns questionamentos são feitos sobre a rotina das atividades físicas, principalmente aquelas como a corrida que é praticada fora da academia e em ambientes abertos. O treinamento deve sofrer alterações? Que cuidados devem ser tomados? Quais os efeitos do calor sobre o organismo?

Na verdade, a elevação da temperatura corpórea induzida pelo calor causa automaticamente em resposta do hipotálamo para regular a temperatura do corpo. Ele aciona um conjunto de células que servem como um tipo de "termostato", que usam a transpiração e a evaporação do suor para resfriar o corpo. A falha neste mecanismo pode resultar em distúrbios que vão desde o aparecimento das câimbras, podendo chegar, em situações extremas, ao choque térmico.  

As câimbras que são contrações involuntárias de um ou mais grupos musculares, são causadas principalmente pelo suor excessivo, que causa uma alteração no balanço hidoelétrico do corpo e no funcionamento dos músculos.

Em um estágio intermediário, a desidratação pode ocasionar um mau funcionamento do sistema cardíaco, que levam a dores de cabeça, vertigem, fraqueza, náuseas e síncope. Depois disso, se o corpo continuar desidratado, pode haver um choque térmico, que se caracteriza por cefaléia, flacidez muscular, convulsão, e em casos ainda mais extremos, em coma e morte. Por sorte, esse tipo de caso desidratação é raro.  

Por outro lado todo cuidado é pouco e não vale à pena arriscar. Para algumas atividades físicas em ambiente aberto, é necessária uma redução nos treinamentos até que ocorra uma queda na temperatura para deixar o clima ameno. Escolha horários em que não fará muito calor, como as primeiras horas do dia ou no final da tarde, pois oferecem condições climáticas que propiciam menor desgaste físico.

Beber água ou outros líquidos é muito importante. É aconselhado que em intervalos de vinte a trinta minutos, o atleta faça uma pausa para se hidratar. O uso de roupas apropriadas que permitam uma boa ventilação e transpiração adequadas, favorecem o resfriamento do corpo e são mais um fator de prevenção contra a desidratação. 

Por fim a utilização de bonés e viseiras para proteger o rosto, além dos filtros solares para o corpo, acompanhado de correta hidratação evitam os efeitos dos raios solares sobre a pele. E sem dúvida nenhuma o respeito aos limites do organismo associado a uma pequena dose de bom senso são pontos essenciais para que o prazer de sua corrida seja mantido. 


 

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