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15/06/2015

Mitos e verdades sobre exercícios físicos

 

Ao iniciar a prática de exercícios, muitas dúvidas acabam surgindo, principalmente sobre quais resultados podemos alcançar, em quanto tempo, o que é mais indicado para cada um.

Academia não faz milagre, resultados dependem de esforço e persistência sem se esquecer de uma boa alimentação.

Ao iniciar a prática de exercícios, muitas dúvidas acabam surgindo, principalmente sobre quais resultados podemos alcançar, em quanto tempo, o que é mais indicado para cada um… Para esclarecer as dúvidas mais frequentes, a educadora física Juliana Oliveira, da academia Contours, comenta sobre os principais mitos e verdades que giram em torno do mundo fitness.

 

1. Musculação faz perder peso?

Verdade. A musculação auxilia no aumento da massa muscular (massa magra) e contribui para acelerar o metabolismo, diminuindo a gordura corporal. Em relação à balança, pode haver variação ou não devido à substituição da gordura por massa muscular, de acordo com o treino.

 

2. Trinta minutos por dia é tempo suficiente para praticar exercícios e obter resultados?

Verdade. Trinta minutos é tempo suficiente para atingir resultados. O tempo não determina a qualidade do treino e sim a combinação de exercícios eficientes e suas intensidades, de acordo com o objetivo de cada aluno.

 

3. Malhar em jejum traz melhores resultados?

Mito. Treinar em jejum não ajuda a emagrecer. Ficar muito tempo sem comer diminui o nível de glicogênio, responsável por dar energia ao corpo, fazendo com que aumente a perda da massa muscular e gerando fraqueza. Fome e treinos exaustivos podem causar mal-estar, tonturas e desmaios.

 

4. O tecido da roupa que se usa na hora de praticar exercícios pode comprometer o resultado?

Verdade. A roupa tem que ser adequada ao exercício. Dê sempre preferência às roupas leves, que não limitem a execução do movimento. Evitar roupas pesadas, quentes e extremamente apertadas.

 

5. Beber água gelada com o corpo muito quente é prejudicial a saúde?

Verdade. Água gelada com o corpo muito quente pode causar choque térmico, inflamação da garganta, entre outros problemas de saúde. O ideal é sempre beber água em temperatura ambiente enquanto se praticam exercícios.

 

6. Suar significa emagrecer?

Mito. Suar não queima calorias, somente aumenta a perda de água e sais minerais do corpo. Ao eliminar a água do corpo, é possível sentir uma sensação de leveza. Mas após a reposição do líquido, o peso corporal continuará o mesmo.

 

7. Combinar exercícios aeróbicos e anaeróbios é a melhor forma de emagrecer?

Verdade. A combinação é muito vantajosa, pois aumenta a queima de gordura e consequentemente, a perda de peso. Além disso, melhora o enrijecimento da musculatura, aumentando a força e a massa muscular.

 

8. Grávidas não podem praticar exercícios físicos

Mito. Grávidas não somente podem como devem incluir atividades físicas durante a gestação. Isso porque exercícios podem trazer benefícios para a gravidez, como o melhor preparo físico cardiopulmonar, e diminuir os incômodos comuns desta fase. Observação: é importante sempre consultar um médico antes de se inscrever na academia e ter alguns cuidados, como evitar impactos, principalmente nos primeiros meses da gestação.

Matéria publicada no site Saúde Plena

 

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Aula de Sexta
05:45HS - CROSS FIT / MARCIO
06:30HS - ALONGAMENTO / MARCIO
07:00HS - LOCALIZADA / MARCIO
08:00HS - AERO LOCAL / MARCIO
15:00 HS - MUAY THAI / RONY VARGAS
15:30 HS - JUDÔ A PARTIR DE 12 ANOS /  VINICIUS
18:30HS - AULÃO / MARCIO
19:00 HS - MUAY THAI / RONY VARGAS
20:00 HS - CAPOEIRA / RODA DE CAPOEIRA