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29/04/2015

Exercícios cardiorrespiratórios são benéficos para o cérebro dos idosos

 

Estudo observou que a atividade impacta de maneira positiva a substância branca do cérebro

POR MINHA VIDA - PUBLICADO EM 28/04/2015

Uma pesquisa publicada no Annals of Clinical and Translational Neurology concluiu que os exercícios cardiorrespiratórios em idosos estão associados de forma positiva a microestrutura da substância branca do cérebro. A substância branca é importante para o transporte de sinais neurais de regiões subcorticais para o córtex e do córtex para regiões subcorticais. 

O estudo contou com a participação de 27 pessoas com idades entre 55 e 82 anos e outras 32 pessoas com idade entre 18 e 31 anos. Todos eles foram submetidos a ressonâncias magnéticas de seus cérebros. 

Os pesquisadores observaram que os exercícios cardiorrespiratórios agem de forma positiva na integridade estrutural de feixes de fibras de substância branca no cérebro dos adultos mais velhos. Contudo, nas pessoas mais jovens esta relação não foi observada. 

Os responsáveis pelo estudo esperam que esta descoberta seja mais um estímulo para que idosos pratiquem atividades físicas com maior frequência.

 

Bicicleta

A bicicleta continua sendo um bom método de exercício para quem já tem mais idade. Ela trabalha a parte aeróbica, o equilíbrio e o fortalecimento dos músculos das coxas e da panturrilha. "Pedalar é um exercício bem específico, que fortalece os músculos da perna e dos quadris. Esses músculos são importantes para a manutenção de uma rotina saudável do idoso", diz o fisiologista. 


Musculação na academia

Busque exercícios que fortaleçam as pernas e os músculos da cintura. Porém, o mais importante é dar mais enfoque à repetição do que ao peso, já que uma carga maior pode causar dores nos músculos e prejudicar as articulações. De acordo com Francini, além do fortalecimento dos principais grupos musculares, exercícios feitos na academia favorecem a respiração e a circulação sanguínea.  

 

Intensidade do exercício

Os idosos que já estão acostumados a praticar exercícios, e que não têm doenças cardiovasculares crônicas, dispensam qualquer tipo de recomendação especial. "A frequência cardíaca durante o treino deve ser 70% da capacidade do coração no máximo (164 batidas por minuto), como em todas as idades. Mas, como é comum que idosos tomem medicações para pressão alta, é bom que o número de batidas não passe de 135 ou 140", diz o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Para aqueles que tiveram uma rotina sedentária durante a vida e querem começar a fazer exercícios quando chegam à terceira idade, o aconselhado é não acelerar muito. Os batimentos cardíacos devem ficar um pouco abaixo do normal nos primeiros treinos, por volta de 114 batimentos por minuto. 

 

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