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22/04/2015

Ansiedade

 

Muitas vezes apontada como a vilã da dieta, a ansiedade parece estar cada dia mais presente na vida de todos. E quando ela bate, da vontade de atacar a geladeira e devorar os alimentos mais calóricos que encontramos pela frente, parece ser incontrolável. E é justamente nos momentos de ansiedade que você pode colocar em risco a sua dieta e jogar por água abaixo todo o esforço e determinação do dia. Abaixo algumas dicas para tentar controlá-la e não colocar a sua dieta em risco:

- Pratique atividades físicas regularmente. Os exercícios físicos regulares liberam substâncias como a endorfina, que aumentam a disposição geral, traz sensação de bem estar reduzindo o estresse diário  ajudando a diminuir a tensão e a ansiedade;

- Se alimente de forma fracionada, evite longos períodos sem se alimentar;

- Evite ter em casa alimentos muito calóricos. Procure ter sempre a mão gelatina diet, barrinhas de cereais e frutas;

- No tempo livre faça algo que você gosta, por exemplo: ler, assistir TV, ouvir música e não relacione essas atividades com a comida;

- Tenha uma boa noite de sono;

- Alimentos fonte de carboidratos são conhecidos por ajudar a diminuir a ansiedade, mas procure consumir carboidratos complexos, como os cereais integrais (farinha integral, arroz integral);

- Consuma alimentos fonte de cálcio como: leite, iogurte, queijo, de preferência os magros. A diminuição de cálcio no sangue pode aumentar a ansiedade;

- Alimentos como nozes, leguminosas, folhas verdes escuras, são fonte de magnésio. A deficiência desse mineral associa-se à ansiedade;

- Consuma peixes e frutos do mar. Esses alimentos contem selênio e zinco que agem diretamente no cérebro, diminuindo a fadiga e a ansiedade;

- Modere na quantidade de açúcar e café que consome diariamente;

- Evite o consumo excessivo e frequente de álcool.

Mas se mesmo com essas dicas não conseguir controlar a ansiedade é importante que consulte um psicólogo de forma presencial.

Matéria publicada pelo site: Mais equilíbrio

 

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