ENERGY ACADEMIA - Repire esta ideia

 

 

02/03/2015

MITOS E VERDADES DA MUSCULAÇÃO

 

De aparelho em aparelho, ao longo de uma aula na academia debate-se de política aos bochichos do último reality show. Fala-se muito, também, de mitos e verdades sobre a prática dessa modalidade.

 

Por exemplo: uma pessoa muito forte nunca pode parar de treinar, se não os músculos se tornam flácidos. Tomar banho após uma série intensa de exercícios impede o desenvolvimento dos músculos. Apenas com uso de complemento alimentar, você consegue musculatura volumosa. Praticantes até experientes acabam encarando frases assim como verdade absoluta. Mas elas nem sempre são verdades.

 

“A musculação é cheia de mitos e precisamos tomar cuidados com eles”, alerta o professor Wilmar dos Santos Villas, gerente técnico da musculação e setor cardiovascular de uma unidade paulistana da rede Cia. Athletica.

 

O ganho de músculo varia de pessoa para pessoa. “É necessário avaliar a predisposição genética. Há quem tenha aptidão para correr e dificuldade para criar músculos. E há quem tenha facilidade para ter músculos maiores, mas pouca condição cardiovascular”, compara.

 

O mesmo vale para o aumento do peso. “É caso a caso. Para uns, a musculação significa peso a mais. Para outros, não”, diz Villas. “É fato que o músculo pesa mais do que a gordura, mas é um peso magro”. O importante, ressalta, é ter equilíbrio entre a proporção de gordura em relação ao peso magro.

 

Sentir-se bem com o resultado

 

A publicitária Amanda Bairos, de 23 anos, reclama não da falta de músculos, mas do excesso. “Quando comecei a ficar forte demais, decidi sair da academia”, relata. Segundo Villas, para evitar descontentamentos desse tipo é preciso desenvolver atividades adequadas aos objetivos de quem começa a se exercitar.

 

A necessidade de complementação alimentar não é fundamental, acredita o especialista. Conta mais, salienta, ingerir uma alimentação balanceada, de acordo com sua atividade física. “O importante é praticar exercícios e comer bem, sempre com a orientação de um nutricionista”, avisa.

 

Matéria publicada pelo site Vital

 

Voltar

 

 

 

 

Aula de Sexta
05:45HS - CROSS FIT / MARCIO
06:30HS - ALONGAMENTO / MARCIO
07:00HS - LOCALIZADA / MARCIO
08:00HS - AERO LOCAL / MARCIO
15:00 HS - MUAY THAI / RONY VARGAS
15:30 HS - JUDÔ A PARTIR DE 12 ANOS /  VINICIUS
18:30HS - AULÃO / MARCIO
19:00 HS - MUAY THAI / RONY VARGAS
20:00 HS - CAPOEIRA / RODA DE CAPOEIRA