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05/06/2014

Entenda o que muda nos exercícios para afinar ou engrossar as pernas

 

É muito difícil encontrar alguém que esteja satisfeito com o próprio corpo - quem tem perna fina quer engrossá-la e quem tem perna grossa, quer afiná-la. No Bem Estar desta sexta-feira (25), a fisioterapeuta Laura Proença e o preparador físico Maicon Reis explicaram como atingir os dois objetivos.

Ter a perna mais grossa significa aumentar o tamanho do músculo e, por isso, a dica principal é fazer atividades de força, como musculação ou exercícios funcionais; por outro lado, afinar a perna significa perder gordura e, por isso, é melhor fazer exercícios aeróbicos, como a corrida e caminhada.

Existem diferenças ainda no número de séries, repetições e intervalos de cada atividade - para quem quer engrossar a perna, a carga deve ser mais pesada, o número de séries deve ser maior, com um número menor de repetições, e o intervalo entre elas deve ser maior. Já para quem precisa afinar a perna, a carga é mais leve, o número de séries e repetições é maior e os intervalos são menores.

Os especialistas falaram também sobre a falta de alongamento e a falta de força, que podem causar dor, por exemplo, na hora de dirigir. Por isso, fortalecer os músculos e alongar são medidasfundamentais para prevenir lesões e dores em situações do dia a dia. O preparador físico Maicon Reis acrescenta ainda que é interessante alongar logo de manhã, ao levantar da cama, para preparar e acordar o corpo para a rotina.

 

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